Saiba como identificar golpes e vagas falsas

Dicas para não cair no golpe da falsa vaga de emprego

Como identificar golpes e vagas falsas na internet

Em 2021, as falsas ofertas de emprego ficaram mais comuns. Nesse período de crise econômica com o grande número de demissões, as taxas de desemprego aumentaram, e os golpistas se aproveitaram do desespero dos trabalhadores que procuram vagas desesperadamente, para aplicar golpes, com ofertas de emprego enganosas.

Com isso, além da frustração de não conseguir o emprego desejado, o trabalhador fica com o prejuízo ao cair na fraude, perdendo tempo e dinheiro.

Neste artigo iremos te auxiliar a como tomar os devidos cuidados e descobrir se uma oferta é confiável, evitando cair em golpes.

A empresa pede documentos pessoais na primeira etapa

Tome cuidado ao receber e-mails de ofertas de emprego sem muito esforço. Caso receba uma suposta vaga de emprego mesmo sendo de uma empresa conhecida, realize uma busca para saber se a empresa citada no e-mail está realizando contratos. 

Na maioria dos golpes, o recrutador pede nos primeiros minutos de conversa os seus dados ou em um e-mail, pode pedir copias do seu documento para verificar sua identidade. 

Porém, nenhum contato precisaria dos dados antes de conhecer o candidato pessoalmente ou por meio de vídeo chamada.

Ligou para comparecer com urgência logo após envio do currículo

Um golpe muito comum aplicado em diversas cidades onde uma suposta empresa liga ou envia mensagens por meio das redes sócias citando sobre uma vaga que se enquadra a seu perfil. 

Mas, você deve comparecer em um devido local para realizar a entrevista dentro de algumas horas, do contrário, perdera o cargo para outra pessoa. 

Essa tática desperta ansiedade em um candidato, fazendo com que saia da sua residência em direção ao local, sem obter informações suficientes e conhecimento sobre a empresa, sem identificar que aquela oferta não passa de um golpe.

É importante manter a calma e se informar muito antes de tomar devidas decisões, não tenha pressa.

Empresa solicitando pagamento para ser contratado

Caso uma empresa se interesse por você, ela irá cuidar do seu treinamento sem cobrar nada por isso, te ajudando e acompanhando para que possa ter uma habilidade complementar. 

Diferente de um suposto emprego onde você precisará pagar por isso ou finalizar um curso que vai deixar o seu currículo mais completo. 

Muito cuidado com vagas que te oferecem ferramentas de trabalho pagas para poder te empregar, é dever de uma empresa disponibilizar equipamentos e ferramentas para o trabalho. Além de ficar atento com vagas onde precise pagar para realizar algum exame ou teste.

Promessa de trabalho em grandes empresas

Hoje há inúmeras empresas famosas no ramo, empresas amadas pelos brasileiros como a Netflix, Natura, Amazon, Google, Itaú, são alvos de anúncios golpistas de criminosos. 

Ao ver anúncios de emprego relacionados a empresas desse tipo, fique atento, pois pode ser uma tentativa de golpe. Outro sinal que tornam um anuncio suspeito é a quantidade de vagas em uma só organização.

Se a vaga falsificada envolve uma empresa que realmente existe, procure entrar em contato com a empresa e informar sobre o ocorrido. 

Te oferecem ferramentas de trabalho pagas para poder te empregar, é dever de uma empresa disponibilizar equipamentos e ferramentas para o trabalho. 

Além de ficar atento com vagas onde precise pagar para realizar exames de admissão/demissão ou testes.

Cuidado com as vagas fáceis demais

Fique atento aos anúncios de vagas de emprego que são compartilhadas pela internet, algumas pode não ser verdade. 

Um dos sinais que indicam golpe, são as informações chamativas que são destacadas em anúncios, como por exemplo:

·         Não precisa ter experiência

Em casos de vagas onde exige trabalho braçal e em cargos iniciantes realmente não exige uma experiência. 

Porém, não se pode acreditar em vagas que prometem um ótimo salário sem exigir algum conhecimento ou experiência na área. Por isso, fique sempre atento

  • ·         Responda imediatamente

Tenha sempre cuidado com isso, apesar da vaga aparentar ser ótima no momento, isso leva você a aceitar a oferta e responder de imediato. Mas esse é o problema, exigir uma resposta com urgência sem nenhuma explicação não é normal, além de não ser uma forma muito legal. 

Por ter recebido uma ótima oferta e com um tempo menor de resposta, pode acabar se entregando de vez por não tem tempo para pensar na proposta.

Recebe ligação logo após inscrição de formulários

Esse é um sinal muito comum e visível de uma possível fraude, onde alguém usa os seus dados que você acabou de preencher para entrar em contato e oferecer serviços ou algum produto.

Caso isso aconteça, é importante não aceitar nada como assinatura ou vendas e muito menos compartilhar dados pessoais incluindo dados bancários.

Vaga com erros e incoerências

Antes de preencher um cadastro, fique de olho nos erros gramaticais, salários inflados, endereços errados ou que não coincidem com as empresas oficiais nos anúncios publicados e nos endereços de e-mails. Além disso, não se esqueça de sempre procurar informações sobre a empresa.

Informe-se sobre a veracidade das vagas

Encarregados de uma suposta empresa pode realizar ligações para falar mais sobre a vaga, por isso, é muito importante fazer perguntas em caso de contato telefônico. 

Busque informações como o tamanho da empresa e quais são os planos de negócios, pergunte sobre a empresa e sobre a área da vaga.

Fique atento com a outra pessoa da linha, um recrutador legítimo sabe fornecer informações confiáveis. Caso a pessoa da linha der respostas incertas, tome cuidado.

Contudo, tenha muito cuidado e preste bastante atenção em cada detalhe dos anúncios compartilhados, se informe realizando uma pesquisa sobre a empresa antes de se inscrever e preencher os seus dados, verifique o e-mail da empresa, não assine antes de ler e se possível tenha uma cópia de tudo. 

Suspeite das propostas altas de salário ou com benefícios vantajosos. Sua segurança é muito importante, obtenha o máximo de informações sobre a vaga antes de se inscrever.

Confira vagas verificadas em Fortaleza-Ce